OCR (Corridas de Obstáculos) é uma modalidade desportiva em crescimento em Portugal. Em 2020 há mais de 25 provas espalhadas pelo país. Há uma LIGA que evoluiu ao ponto de este ano ter as corridas por escalões e as inscrições a aumentar. Estas corridas são uma aventura e trazem também benefícios à saúde.

Aqui estão algumas das vantagens das Corridas de Obstáculos:

  1. Aposta no cardio

É fundamental treinar a corrida, investir na maximização da capacidade de resposta do corpo em esforço, neste ponto onde o coração e o pulmão fazem a diferença.

  1. Exigência a nível muscular

Um bom corredor pode não ser um bom atleta OCR. A maioria dos desportos exige o trabalho de um grupo muscular específico. Por exemplo, no Futebol são as pernas e no Voleibol os braços. As corridas de obstáculos exigem esforço combinado de todos os grupos musculares, devido aos diferentes tipos de exercícios que engloba.

É preciso investir no desenvolvimento de todos os grupos musculares para a corrida, a escalada, o esforço contínuo e extremo.

A partir daqui. é aliar a capacidade de resposta do corpo em ambiente onde se exige puxar, arrastar, rastejar ou subir. Vários atletas relataram até - em tom irónico mas real -, que nos dias a seguir à prova, sentem dores em músculos que nem sabiam ter.

  1. Desenvolvimento da resiliência

Nestas provas, os atletas são testados! Principalmente, a sua habilidade de superar e de recuperar as adversidades. Quem faz Corridas de Obstáculos melhora essa capacidade a cada obstáculo que consegue ultrapassar. Um atleta pode cair 30 vezes num treino mas aprende sempre a levantar-se e a não desistir, e esses valores acabam por ser aplicados nos problemas do dia-a-dia.

  1. Ganho da resistência

Nas Corridas de Obstáculos um dos aspetos mais importantes relaciona-se com a capacidade física de aguentar esforços intensos durante muito tempo. O corpo tem de estar preparado a nível muscular, principalmente, os grupos musculares das pernas para evoluir mesmo em cansaço extremo. Por isso, é imprescindível apostar em treinos de força dirigidos às pernas e bem orientados. Mas não só! É preciso correr em altimetria, repetir subidas e descidas, em ambiente de trail.

  1. Trabalha o espírito de equipa

As Corridas de Obstáculos estimulam o espírito de equipa, mesmo quando se corre em competição a nível individual. Mas grande parte dos atletas escolhe treinar e fazer as provas com amigos ou em equipa, visto que durante a prova enfrentam barreiras e obstáculos difíceis de ultrapassar. Se for feito em equipa torna-se muito mais fácil e também divertido.

  1. Queima gordura

Este tipo de provas engloba exercícios tanto de aeróbica (correr, nadar, pedalar, etc) como de anaeróbica (saltos, exercícios com pesos, sprints, etc) e, por isso, dá a oportunidade aos atletas de queimar gordura (além do ganho de massa muscular se for essa a opção a certa altura). Isso torna o treino bastante completo para qualquer pessoa que queira ficar em forma.

A LynxRace é uma Corrida de Obstáculos onde todas estas vantagens apontadas se materializam. Em 2020, esta aventura é um circuito de quatro provas (CASCAIS – 28/03, OEIRAS – 27/06, SINTRA – 05/09 E MAFRA – 17/10).

Deixamos um conselho: inscreva-se na Lynx Race